SOBRE

“Esta pesquisa me projetou a distintos nichos de híbridos multiculturais e pluriétnicos, que vivem uma antropofagia visual de vanguarda”.  Ernani Baraldi

Sobre

O Fotógrafo Urbano é um projeto independente desde 2007. Além de ser uma ferramenta de difusão da cultura, é uma plataforma digital de compartilhamento que utiliza o registro fotográfico como suporte para divulgação dos conteúdos das mais diversas manifestações artísticas, independentes, populares e urbanas na cidade de São Paulo. É também, um projeto pedagógico para pessoas de todas as idades. Não deixa de ter rigor histórico/antropológico necessário para ser utilizado como material de estudo nas escolas, porque é um reflexo, da vida, das pessoas que vivem uma transformação no pensamento, que preserva e respeita sua ancestralidade para as gerações futuras. Esta pesquisa perpetua-se para ser referência para outros coletivos, outras pessoas, outras sinergias.

Objetivo Principal

Projeto Fotógrafo Urbano, pesquisa antropológica que tem como suporte o registro audiovisual das manifestações artísticas e urbanas da capital. Esses olhares formaram um banco de imagens, vídeos, rabiscos, anotações e poesias de diversas manifestações urbanas de São Paulo das mais variadas vertentes –  maracatu, grafitti, hip hop, sound system, artista de rua, teatro mambembe, dança popular, arte circense entre outras manifestações e movimentos coletivos que buscam promover atividades socioculturais e socioambientais.

Trata-se de uma proposta de intervenção e pesquisa-ação continuada, de modo a apresentar uma cidade que parte significativa da população de São Paulo não conhece ou não reconhece.

13 pensamentos sobre “SOBRE

    • O Má, arrasando? Ah acho que quando se faz com carinho qualquer atividade acaba saindo um bom resultado. Obrigado pelo comentário! E você tem que continuar praticando fotografar, tem um olhar crítico e poético… abraço.
      Ernani

      • Ernani, sempre revolucionando, parabéns pelo projeto, estamos ai, abs.

  1. Ernani nã nã nãã!!!Velho é isso aí, você é determinado, inteligente pacas, de uma intuição grandiosa, de um espirito super iluminadoO…e tudo o que você almejar, á de acontecer…basta você ter fé e querer!!
    Tô contigo sempre que precisar.
    Abraços e muito axé

  2. Olá,

    Bom… estou fazendo um projeto de iniciação científico sobre as novas intrefases/ meio de utilização de arte fotografica urbana ( lambe-lambe, sticker, grafite, moda, etc.)
    Acho que extrema importância haver algum estudo sobre a arte fotografica ou arte com fotográfia já que existe poucas informações ou acesso a elas.
    Adorei a iniciativa desse projeto, que talvez posibilite trocas de informções e de experiências.

    kika ribeiro

  3. E ae velho blz então não se vc lembrara mas eu estava na viela que teve um evento para grafiteiros sou o careca que te perguntou para onde ia as fotos se era de uma revista vc ja as colocou?
    Se não é nóis do mesmo jeito abraço Padre

  4. Pingback: Simone Fraga e a arte da Marchetaria | PROJETO FOTÓGRAFO URBANO ®

  5. Poxa, muito legal esse projeto. Acabei de conhecer e já vou divulgar no meu blog. Será que podemos trocar umas ideias? Sou cientista social e estou desenvolvendo um blog que trata de questões urbanas relacionando com antropologia/sociologia/política (ainda não está nesse formato). Gostei muito do projeto, parabéns!

  6. Pingback: Os números de 2010 « PROJETO FOTÓGRAFO URBANO ®

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s