FAKES, ACUSAÇÕES (EU) ME DEFENDO!

Texto por Raquel Zucchi

Caro (FAKE) Caio Messi;

Eu não o conheço, por isso tentarei, com educação, expor o meu conhecimento apenas para esclarecer algumas coisas. Veja: absolutamente nada pessoal.

Conheci Ernani em São Paulo, (minha terra natal, onde fui criada e formada – em Turismo pelo SENAC – e também através de experiência e cursos em produção cultural e artística. Trabalho em um evento de cultura tradicional paulista que, diga-se de passagem, é referencia para o país, junto à secretaria de cultura do Estado de São Paulo (evento esse que deveria receber o seu município com suas representações culturais, no entanto, a tradicionalidade por aí esta em baixa, digo, pouco valorizada sendo mesmo assim, riquíssima..). Cito estas informações por perceber que para você é de grande importância, mas saiba: as pessoas tem maior conteúdo sentimental e espiritual do que qualquer graduação).

Quando começava com trabalhos de difusão cultural, ele, o Ernani, já o fazia há tempos… E ainda, sempre com o foco na conscientização das pessoas, inclusive com atenção em cidadania. Nos tornamos muito amigos e dividimos anseios, expectativas e diversos projetos surgiram.

O que me impressiona não é sexo ou sexualidade alheia, mas sim essa mistura toda, marcando as pessoas em comentários. E comentários esses, que eu, Raquel, pude pessoalmente viver o contrário.

Eu fui para a sua cidade guiada pelo Ernani em 2009, tenho até hoje como recordação os arquivos de documentos com orientações, fatos da cidade de Rifaina que só valorizaram, “regras” de convivência e respeito ao local e moradores, colocadas de forma muito leve e descontraída… Na ocasião, realizamos um evento multicultural no teatro da cidade – lindíssimo, por sinal – e que levou um publico de aproximadamente 3 mil pessoas da região. Calculo feito com o método oficial da PM, baseado em imagens gravadas, SIM, tudo foi filmado.

Sobre esse evento encabecei a produção, junto com o produtor da TV Chilena Andrés Gonzales, Angela Gaeta e Ernani Baraldi na direção . Levamos grupos de percussão, teatro, artes visuais e interagimos com o grupo de sua cidade, trouxemos crianças com seus pais e avós para o espaço público. É a família unida para compartilhar informação. Lembro- me do então secretário de cultura, carinhosamente chamado pelo Ernani de Cézinha, arregaçando as mangas e ajudando a montar o palco, enquanto o de turismo torcia pra chover, sequer informações simples como aonde acender as luzes do teatro ele quis nos passar, disse: – ”esse evento é da cultura, pergunta ao secretário de cultura”.

Você conhece a expressão: “todos juntos somos fortes, somos um”? Pois é, foi esse momento vivido em Rifaina, no Janeiro de 2009. Na ocasião, o Sr. Digníssimo Secretário de Turismo de sua cidade deu uma entrevista para o jornal de Franca dizendo que esse evento era parte do programa dele (ok, trabalhamos mesmo pelo seu município) e aproveitou para declarar uma quantia em dinheiro completamente descabida para nossa realidade, dizendo que foi investido mais de R$ 40 mil reais. Esse foi o primeiro susto que tomei com a política exercida aí. Até então, eu não imaginava no tamanho do ego deste individuo, e se talvez, o prefeito soubesse dessa informação, que me parece ser estratégica e oportunista, ou até mesmo dos desvios, por que na realidade o projeto recebeu apenas R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais)!

Tivemos o falecimento de uma moradora da sua cidade, achamos que o evento ia furar, mesmo depois do esforço único dos produtores na divulgação, mas pelo contrario, o evento foi lindo, sem atrasos e todos muito felizes.

Em 2011 realizamos o mesmo formato só que na cidade vizinha. QUEM GANHA? O publico, o povo que te elege, mas a sua cidade não, infelizmente Rifaina administrativa não. Sacramento ganha.

Quer saber o contraste? Fui para Sacramento passar a virada do ano (delicioso) e não pude deixar de passar em Rifaina para ver o teatro de arena.. QUE DECEPÇÃO! Foi triste de ver a sujeira que estava sua cidade (muito diferente do saudoso Encanta Vale de 2009), o abandono do teatro. E por IN-CRÍ-VEL que pareça, ao lado um palco gigante -”maior que a cidade”, para as festividades do ano novo. Sim, é muito legal qualquer iniciativa de entretenimento aberto ao publico e gratuito. Mas é a prova que você (quem ofende) não valoriza MESMO a sua cidade, o contrario do Ernani.

Me desculpe a franqueza, mas aquele palco, aquela sujeira e aquela programação normalmente esconde muito dinheiro declarado e depositado no caixa dois. A famosa lavagem de dinheiro, conhece? ATENÇÃO: não estou acusando, só constatando práticas comuns nestas características.

Mais uma vez, com muito cuidado, me intrometo na conversa por achar um tanto equivocada sua observação com relação ao Ernani e seus projetos. Dou minha cara a tapa por ter vivido (e ainda viver) uma história completamente diferente da que você expos em rede publica, nesta terra de ninguém que é a internet. E você, como representante deveria tomar mais cuidado, pensar no povo sem imediatismos (que dão o peixe e nunca ensinam como pescar, saca?) e não sair por aí falando sobre o que desconhece, principalmente se alguém como eu, que conhece bem, puder ler.

Para finalizar: Se o Ernani esta na merda por aí como você disse, por que do sucesso de seus projetos? Sucesso no seu trabalho, e ainda, sucesso nos projetos que continuam aqui em São Paulo, mesmo com ele á distancia? Cansei de ver ele receber diversas propostas, mas o rapaz tem objetivo, pensa à frente, e voltou a viver em Rifaina porque perdeu sua irmã com câncer. O que deve ser bem difícil para você entender.

Gostaria muito que ele estivesse aqui, somando nos meus projetos assim como eu somo nos dele, mas a importância que tem Rifaina e região de Ribeirão Preto/Alta Moginana para esse Homem, é algo que você certamente desconhece.

Para conhecer e aprender: Difusão cultural sim! Sustentabilidade sim! Dividir informação é fortalecer população sim! Imediatismo é peneira em sol de 40°.

DOSSIÊ ENCANTA VALE

ENTREVISTA ERNANI BARALDI PARA REVISTA OUNÃO DE SÃO PAULO

Ounão no Encanta Vale 2011 from revista ounão on Vimeo.

Cobertura Ounão Encanta Vale 2011 parte 3 from revista ounão on Vimeo.

Encanta Vale 2011 parte 2 from revista ounão on Vimeo.

Vídeo campanha Ounão no Catarse.me from revista ounão on Vimeo.

Deixe um comentário

