Projeto Retratos Coletivos

Durante o período entre os dias 18 de maio a 15 de novembro de 2010, o grupo IAPOI CREW, composto pelos artistas: Magrela, Sinhá, Sola e Zito, realizarão o projeto RETRATOS COLETIVOS que consiste na pintura de quatro empenas cegas, ou seja, laterais dos prédios do complexo residencial Cingapura Piqueri, situado na Marginal Tietê.

Sinhá, Sola, Zito e Magrela

Sinhá, Sola, Zito e Magrela

Cada artista ficará responsável pela pintura de uma empena e, portanto, irão trabalhar simultaneamente na realização dos painéis. Estes desenvolverão seu desenho artístico individual, baseado em pesquisas com a comunidade local, e após definido passarão para a etapa da realização da pintura, utilizando as técnicas da arte urbana, como graffiti, colagem e stencil art.

Cada empena cega mede 16x6m, formando quatro painéis semelhantes, dispostos lado-a-lado. O resultado final será como uma galeria em grande escala. O recuo para visualização é enorme, portanto os painéis poderão ser vistos dos dois lados das avenidas marginais do Rio Tietê. Busca-se, dessa forma, transformar a realidade urbana local pela arte e transmitir questionamentos ao cenário caótico urbano, promovendo a integração da sociedade em seus diversos nichos sociais e culturais.
Com a finalização da pintura dos painéis, 20 jovens da comunidade local participarão de oficinas semanais ministradas pelos próprios artistas, explicando as técnicas da arte urbana utilizadas na pintura dos painéis e nas ruas. Além disso, no final do projeto haverá um evento inaugural com exposição de fotos do making off do projeto e também dos painéis pintados pelos alunos das oficinas
Espera-se, portanto, com a conclusão do trabalho, transformar através da arte a realidade da comunidade local, promovendo novos olhares acerca do cenário social ao qual estão inseridos.

Blog do Projeto: http://retratoscoletivos.wordpress.com/

Flick do Projeto: http://www.flickr.com/photos/retratoscoletivos

Você também pode visualizar fotos das intervenção no flickr do fotógrafo Victor Herege, clicando aqui

Fotógrafo Urbano


Anúncios

5 pensamentos sobre “Projeto Retratos Coletivos

    • Já vi sim, precisa liberar na licença Creativ Commons.. pra que assim possamos compartilhar na rede. Parabéns pelos cliques.

      Ernani Baraldi

  1. Parabéns para a equipe o trabalho ficou 10.
    Moro ali perto (praticamente) do lado e realmente deu uma outra cara/olhar ao lugar.
    Obs:. Gostei de todas as ”colunas”, mas a que ficou muito boa na minha opinião foi a 1° ( a do menino) … Belo Trabalho
    Bjs

  2. Pingback: Os números de 2010 « PROJETO FOTÓGRAFO URBANO ®

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s