Congada Sacramento (MG)

O congado de Sacramento (MG) como manifestação cultural e religiosa da comunidade negra tem suas raízes no século dezenove, com a construção da Igreja do Rosário, que sempre foi o ponto de referência das irmandades negras. Não há ainda um levantamento histórico da construção dessa igreja, a primeira referência se encontra numa Ata da Câmara Municipal de 1876. No entanto é certo que essa Igreja do Rosário sempre foi o ponto convergente da raça negra, como o era a Igreja do Rosário dos Pretos em Desemboque.

A saudosa historiadora Corália Venites Maluf deixou escrito uma bela página sobre o Congado de Sacramento, que incluía ainda os ternos de Moçambique. A historiadora relembrou com muita saudade as grandes festas negras da primeira metade do século XX. Relembrou muitos nomes de reis e rainhas congas daqueles anos passados. A festa conga em Sacramento foi de grande movimentação. A cidade era praticamente tomada por ternos de Congo e Moçambique que vinham das mais variadas regiões louvarem Na.Sra. do Rosário e São Benedito. Os negros levavam ainda uma bandeira de Santa Izabel. Era uma festa esperada por todos e de uma beleza sem igual. Acontecia em maio e outubro.

Um fato triste em 1948, a intolerância de um novo vigário, Monsenhor Fleury Curado, pôs fim a grande festa. Houve um entrevero entre o vigário e os negros em função da procissão de Na.Sra. do Rosário. Naquele ano, o arcebispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral proibiu a continuação desses festejos em Sacramento. Desde aquela data a Igreja deixou de acolher os festejos do Congado. Os negros continuaram, por mais alguns anos, a visitar a Igreja do Rosário porém sem os festejos tradicionais. Os vigários não rezavam mais a missa e nem permitiam a saída das Imagens de Na.Sra. do Rosário e São Benedito em procissões. Não tardou muito a festa desapareceu. Como lembrança mesmo, somente um fraco movimento: No bairro do Chafariz a velha TIA JOANA ainda reunia os negros, batiam caixas, dançavam e rezavam o terço. A TIA JOANA era devotíssima de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Nascida no dia 13 de maio de 1888 dia da Abolição da Escravatura ganhou um nome real: JOANA PRINCESA DO BRINCO DA RAINHA DE PORTUGAL VIRGEM , que mais tarde trocou por JOANA TEODORA DO AMOR DIVINO.

Em 1967 TIA JOANA conseguiu com o então prefeito José Sebastião de Almeida um terreno no Bairro Chafariz a própria praça. Ali ia construir uma igreja para São Benedito. Em 13 de maio daquele ano ela, juntamente com a comunidade negra, levantou ali um cruzeiro, era o marco da Igreja. Esse cruzeiro foi bento por um padre negro que atuava em Sacramento: Pe. José Cirilo. Mas houve um novo mal entendido entre ela e os dirigentes da paróquia. Os padres redentoristas apresentaram proposta para que a igreja fosse dedicada a São Geraldo (santo redentorista) e não a São Benedito. Isso embargou a obra e o mato tomou conta dos alicerces da futura igreja.

Tia Joana

Tia Joana

A Igreja do Chafariz, que inicialmente seria de São Benedito, foi construída para Nossa Senhora d´Abadia. Porém, na reunião que decidiu essa construção, da qual participou até o bispo de Uberaba, D. Benedito de Ulhôa Vieira, o desejo de TIA JOANA de ali construir a igreja do padroeiro da raça negra.

Atualmente a Congada Guarda de São Benedito é dirigida pelo presidente Antonio Farncisco, assim foi decidido pela maioria, pelo falecimento de Therezinha Maria dos Reis no dia 26 de abril de 2002. Desde a perda de nossa presidenta, o Sr. Antonio Francisco vem fazendo um belíssimo trabalho juntamente com a filha de Therezinha, Lucimar dos Reis e a indispensável participação de nossos capitães Cícero, Mario Sergio, Roberto Luiz e Mario Sergio dos Santos, e como não poderia faltar, os nossos caixeiros que fazem belíssima apresentação.

Colaboração: Amir Salomão Jacób

Pesquisa: Ernani Baraldi / Diego Oliveira (Polonês)

Vídeo: Ernani Baraldi

Anúncios

4 pensamentos sobre “Congada Sacramento (MG)

  1. Aee mano que dahora velho, quando você falou da entrevista pensei que tava brincando, rsrs
    Parabens mano em outubro estarei ai em Sacramento pra continuar a pesquisa.
    Abraço
    Polonês

    • Intercâmbio Cultural e você faz parte disso ! Venha mesmo… já sabe.. lugar pra ficar e comer tem…abraço Putão

  2. a nossa cultura cada vez mais fortalecida e com mais concientização estamos resgatando os nossos valores temos uma estória digamos assim bem melhor pra se contar para os nossos netos…

    • façamos cada dia uma nova página neste resgate, afinal, é na cultura que se fortalece uma sociedade.

      Parabéns por manter esta manifestação de cultura imaterial viva.

      Ernani Baraldi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s