I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA

I Festival Cine Cultura Viva incentiva produção do curta-metragem de ficção e premia

oito categorias em mostra competitiva

Os filmes dos Pontos de Cultura selecionados nessa edição

participarão de Mostra Audiovisual em Cabo Verde, na África, em 2010

Entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2009, o Museu Nacional do Complexo Cultural da República, localizado na cidade de Brasília, vai sediar o I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA, mostra de curtas-metragens de ficção realizados por diretores que tenham produzidos seus filmes a partir do ano de 2007.

O festival tem objetivo de valorizar e discutir a atividade do curta-metragem no mercado cinematográfico, integrar realizadores vindos de Estados como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além atualizar o público interessado por meio de debates e palestras ministradas por especialistas na área.

Outra prioridade é integrar produtores independentes que ainda não estão conectados á rede Cultura Viva, programa idealizado para a promoção da diversidade cultural brasileira, criado pelo Ministério da Cultura (MinC). Realizações audiovisuais de cineastas integrantes dos Pontos de Cultura – iniciativas de produção cultural desenvolvidas pela sociedade civil conveniadas ao MinC – também farão parte do Festival.

O I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA, evento que fecha o ano cinematográfico de Brasília, será composto de uma Mostra Competitiva, um Ciclo de Palestras e Debates e a Mostra Especial Ponto Brasil, que apresentará filmes curtíssimos (até 4 minutos), produzidos pelos Pontos de Cultura em parceria com a TV Brasil. Para a Mostra Competitiva, serão selecionados 20 curtas, ficções, de 05 a 26 minutos.

Os Pontos de Cultura que tiverem seus curtas selecionados para a Mostra Competitiva serão automaticamente incluídos numa Mostra Audiovisual de Pontos de Cultura que acontecerá em Cabo Verde, na África, em 2010, sob a coordenação dos Pontos de Cultura ACARTES (Fortaleza – CE) e Fábrica do Futuro (Cataguases – MG).

I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da organização não governamental A Casa Verde, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

APOIO AO REALIZADOR

Os representantes dos curtas selecionados terão todas as despesas pagas (transporte, hospedagem e alimentação) para participar nos cinco dias de realização do Festival Cine Cultura Viva, em Brasília. Além disso, o I Festival Cine Cultura Viva concederá oito troféus para as categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Original, Melhor fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. Para o melhor filme vencedor do Festival Cine Cultura Viva haverá um cheque de mil reais como premiação.

LISTA DOS 20 FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA

1.       UM PAR O OUTRO, de Cecília Engels – SÃO PAULO – SP – 12MIN.

Direção: Cecilia Engels Produção: Bruna Constantino Elenco: Luciana Paes, Haroldo Costa Ferrari, Leandro Feigenblatt

Sinopse: Jonas e Flávio formam um casal estável, que se envolve com Maíra, que engravida. Mas Jonas demonstra uma enorme vontade de ter o filho e formar uma família com Flávio.

2. EM TERRA DE CEGO, de João Boltshauser – RIO DE JANEIRO/2009 – RJ – 18MIN.

Direção e Roteiro: João Boltshauser Elenco: Babú Santana, Rodrigo dos Santos, Wendell Barros, Shirley Cruz, Andre Luiz Câmara, Helio Rodrigues, Biju Martins, Robert Pacheco

Sinopse: FABÃO é um traficante de drogas preso em uma cela comum com outros criminosos. Assim como Sherazade, que conta histórias para se livrar da morte, FABÃO utiliza do mesmo artifício para escapar da triste realidade.

3.       3.33, de Sabrina Greve – SÃO PAULO – SP/2009 – 12 MIN.

Roteiro: Sabrina Greve Fotografia: Tatiana Viana Direção de arte: Anne Cerutti, Laura Paez Montagem: Michael Kavanagh, Sabrina Greve Música original: Beatriz Azevedo Produção executiva: Chantal Goldfinger, Sabrina Greve Elenco: Bárbara Paz Som direto: Ernesto Lozano

Sinopse: Escurecer o quarto, parar de pensar, matar o tempo, tomar o remédio, telefonar para os amigos, perder a piada, mergulhar no mar, apagar a luz, às 3:33.

4.       ELETROTORPE, de Yuri Amaral e Nalu Béco – SÃO PAULO – SP/2008 – 15MIN.

Direção: Yuri Amaral e Nalu Béco Produção: Juliana Vicente Trilha Sonora Original: André Guazzelli Elenco: Thiago Real / Leonardo, Rita Pisano / Rita, João Rodrigues / Helio, Mayana Moura / Clara

Sinopse

Numa noite, universos aparentemente desconexos se cruzam. Uma estrada e uma rave são início e fim de uma inusitada jornada das vidas de quatro personagens que são obrigados a confrontarem seus valores em uma viagem entorpecente, ao som de música eletrônica.

5.       PORNOGRAPHICO, de Paula Gomes – SALVADOR – BA

Roteiro: Haroldo Borges Direção: Paula Gomes e Haroldo Borges Direção de Fotografia: Haroldo Borges Still: Antônio Paim Edição: Haroldo Borges Protagonistas: Fernando Neves, Camilla Sarno Elenco: AC Costa, Bob Andion, Pedro Morais, Rubens Leite, Vaguiner Braz, Virgínia Luz, Victor Alves.

Sinopse: O velho projecionista de um cine pornô redescobre o sentido de sua própria vida quando proporciona o encontro de uma jovem prostituta com o mundo mágico do cinema.

6.       ANA BEATRIZ, de Clarissa Cardoso – RIO DE JANEIRO – RJ/2008 – 9MIN.

Roteiro e Direção de Clarissa Cardoso, baseado no conto de Juliano Cazarré Elenco: Juliano Cazarré, Peti Portela e Sérgio Lacerda

Sinopse: Ana Beatriz e Paulo Roberto ainda não se conhecem, mas foram feitos um para o outro. E desde cedo o dia promete… Ser igual a outro qualquer.

7.       NADA SERÁ COMO ANTES, de Breno Milagres – BELO HORIZONTE – MG/2009

Elenco: Raul Starling, Angelo Alves, Elvécio Guimarães, Nanda Aguilar Diretor: Breno Milagres Produtores: Breno Milagres e Action Contos De Minas Roteiro: Breno Milagres inspirado no conto de Duílio Gomes

Sinopse: Hugo, um menino de dez anos, tem fascinação por insetos, e busca-os em companhia de Touro Sentado, o estranho homem de meia idade que acaba de conhecer. Nada será como antes na vida de Hugo.

8.       A DIMENSÃO DO REFLEXO, de Rafael Fanton Onzi – PORTO ALEGRE – RS

Direção e Roteiro: Rafael Fanton Onzi Elenco: Arthur Quadros e Patrícia Soso

Sinopse: “Uma criança. Um espelho. Um amigo imaginário.. Que pode não ser tão imaginário assim.”

9.       ENFIM DOIS, de Thiago Vieira – SÃO PAULO – SP/2009 – 7 MIN.

Direção: Thiago Vieira Roteiro: Haydée Rassi Produção: Cris Eugênia Elenco: Tatiana Thomé e Vinícius Zucatelli

Sinopse: O filme mostra um pequeno trecho da história de um casal em crise. Depois de assistir um programa na TV, o marido se levanta para sair e dar uma volta, mas sua esposa o questiona sobre essa saída repentina.

10.    ENRAIZADOS, de Niu Batista – JOÃO PESSOA – PB/2008 – 13,42MIN.

Diretor: Niu Batista Elenco: Marco Di Aurélio, Chico Viola

Sinopse: Os irmãos Salustiano e Minervino enraizados numa essência de sentimentos, referências e traumas, num cotidiano de um habitat singular, mostram um drama que flui de questionamentos. Com o realismo estético do sertão nordestino, o vídeo transcende regionalismos.

11.    A MINHA ALMA É IRMÃ DE DEUS, Ateliê Produções – RECIFE – PE

Argumento de Raimundo Carrero Elenco: Luisa Lobo Roger De Renor, Laís Vieira, João Baltar Freire, Leo Antunes, Fabiana Pirro, Lara Mafra, Camila Moraes, Raimundo Carrero, Cezar Maia  Direção: Luci Alcântara Roteiro: Luci Alcântara e Raimundo Carrero

Sinopse: “Eu sempre fui elas e elas sempre foram eu”

12.    O TROCO, de André Rolim – SÃO PAULO – SP – 10MIN.

Direção e roteiro (adaptado): André Rolim Produzido por: Kinoosfera Filmes Co-produção: Care Ware Elenco: Cinira Fiuza, Siomara Schröder, Liéser Touma

Sinopse: Uma atendente de telemarketing tenta convencer um casal de cliente adquirir mais um produto de sua empresa.

13.    BRASÍLIA, de J. Procópio – BRASÍLIA – DF/2008 – 15MIN.

Roteiro e Direção J. Procópio Elenco: Eduardo Moraes, Nonato Dente De Ouro, Allice Bombom, Thiago Fragoso, Nara Faria, Similião Aurélio, Chico Sant’anna, Sérgio Fidalgo

Sinopse: Edu é um curta-metragista com um argumento: a construção de Brasília fracassou, todos abandonaram as obras pela metade, e quarenta e cinco anos depois um antropólogo, uma arquiteta e um documentarista fazem uma excursão arqueológica às ruínas da construção.

14.    PARA PEDIR PERDÃO, de Iberê Carvalho – BRASÍLIA – DF/2009 – 17MIN.

Elenco: Fernanda Rocha, Vinícius Ferreira, Roque Fritsh, André Deca, Camille Santos Escrito e dirigido por Iberê Carvalho

Sinopse: Um homem atropela um táxi. Assim começa a busca alucinada de Pedro por Elisa em uma noite chuvosa de Carnaval.

15.    ONZE:ONZE, de Cauê Ramos – SÃO PAULO – SP – 9MIN.

Direção: Caue Angeli  Roteiro: Alexandre Dantas e Caue Angeli, Inspirado no conto “Caligrafia Ilegível” de Mocyr Sclair Atores: Elder Fraga, Suzana Alves e Joas Campos

Sinopse: ONZE: ONZE é o retrato de um jovem casal moderno, em que as ambições profissionais e sociais muitas vezes se sobrepõem aos sentimentos, relata os encontros e desencontros que a maioria dos casais acaba se deparando em algum momento da vida.

16.    DOIDO LELÉ, de Ceci Alves – SALVADOR – BA – 15MIN.

Elenco principal: Vinícius Nascimento, Nonato Freire, Maurício Pedrosa, Jussara Mathias Direção e Roteiro: Ceci Alves Direção de elenco: Adriano Soares Direção de arte: Hamilton Lima

Sinopse: Salvador, década de 50. Caetano, pobre e mestiço, sonha em ser cantor de rádio, para deleite da mãe e contrariedade do pai. Ele foge todas as noites de casa para tentar, sem sucesso, a sorte no programa de calouros. Até que, numa noite, ele aposta tudo numa louca, divertida e definitiva performance. Nada muito diferente se Caetano não fosse apenas um menino.

17.    PARADA FINAL, de Luiz Luppi – BELO HORIZONTE – MG – 13,15MIN.

Direção e Montagem: Alexandre Pires Cavalcanti e Luciano Luppi Elenco: Adauto Pinheiro, Adriane Garcia, Anthony Ariel, Bento de Abreu Cavalcanti, Beth Grandi,Camila Falabela, Cecília Fernandes, Décio Cristiano, Diego Ferreira, entre outros.

Sinopse: Presos há dez anos num engarrafamento, os habitantes (e não mais passageiros!) de um lotação vivem paixões, conflitos e um dilema – será que é melhor permanecer na proteção do interior do ônibus… Ou redescobrir o mundo lá fora?

18.    MEDO DO ESCURO, de Cauê Brandão – DF – 17 MIN.

Direção e Roteiro: Cauê Brandão Produção: Michelle Horovits e Danilo Godói Elenco: Andrade Jr., Márcia Mármori, Júlia Rizzo, Roberto De Martin, Nielson Menão, Aline Padilha, Luis Otávio.

Sinopse: Família tenta viver em meio às conseqüências de um ato de violência.

19.    DEPOIS DO JANTAR – Alba Azevedo e Nara Viana – PE – 7 MIN.

Direção e roteiro: Alba Azevedo e Nara Viana Elenco: Germano Haiut, Giordano Castro e Pedro Dias Figuração: Bruna Alquete, Cris Viana e Hugo Peixoto Empresa Produtora: Boneca de Pano Produções

Sinopse: Pedro sai para caminhar, à noite, depois do jantar, e é surpreendido por um ladrão. Na tentativa de negociar o roubo, surge uma conversa inusitada. Adaptado da crônica Depois do Jantar, de Carlos Drummond de Andrade.

20.    QUARTO 38, de Thomes Edward Hale – RIO DE JANEIRO – RJ/2008 – 25 MIN.

Escrito por Christopher Slayter e Thomas Edward Hale Dirigido: Thomas Edward Hale Editado: Thomas Edward Hale Música e som: Portal Theory Produtora: Vanessa Falabella
Conematografia: Thomas Edward Hale Elenco: Débora Falabella, Alexandre Cioletti, Cynthia Falabella, Barbara Paz Elenco extra: Jennicer Hayworth, Renata Abreu, Suellen Slindvain, Maythe Albuquerque

Sinopse: Todos já passaram por algo que não entenderam – como se por um momento nosso mundo real e nosso mundo dos sonhos se confundissem entre eles. O tempo parece acelerar e retroceder; as coisas acontecem fora de ordem, nossa memória parece inútil – mas existem lugares onde tais momentos não podem ser ignorados. Lugares onde vozes não podem ser ouvidas, apenas ecos. Lugares como o Quarto 38. Lembre-se: você não pode sair de um lugar onde nunca entrou.

CURADORES DO FESTIVAL

Adriana de Andrade

É antropóloga, continuísta profissional, diretora e produtora de cinema. Trabalha com Audiovisual desde 1985 onde começou como cineclubista no Cineclube Glauber Rocha. De 1990 a 1992 estudou cinema no Conservatoire Libre du Cinema Français- CLCF em Paris, França. Tem participado desde então em diversas produções audiovisuais em várias áreas técnicas  diferentes e também na direção e produção de filmes e vídeos.

Eládio Garcia

É roteirista, diretor e produtor executivo de cinema e vídeo independente, foi presidente da Associação Goiana de Cinema e Vídeo (AGCV) entre os anos de 2004 e 2008, Membro Fundador do Fórum Permanente de Cultura de Goiânia (desde 2001). Recebeu o prêmio de Melhor Edição em Vídeo no XXIII Guarnicê de Cinema e Vídeo (2000) e também o prêmio de Vídeo Revelação do 7º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (1999), entre outros.

João Vargas

Diretor de Cinema, Diretor de Produção e Diretor de Fotografia. Reconhecido no Brasil como Mestre em Ciências da Comunicação – Área: Comunicação e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo em 17/06/2003. Professor de Produção ll e Produção llI do curso de Tecnólogo de Cinema da Universidade Gama Filho março de 2005 a dezembro de 2006. Professor de Organização da Produção ll e de Práticas Cinematográficas do curso de Tecnólogo de Cinema da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, março a dezembro de 2003. Coordenador de Festivais da Brazilian Cinema Promotion / Grupo Novo de Cinema, Janeiro de 2001 a Setembro de 2002. Diretor do Programa de TV Cultura Ponto a Ponto, no ar pela TV Brasil.

Serviço

I Festival Cine Cultura Viva

De 16 a 20 dezembro de 2009

Museu Nacional do Complexo Cultural da República – Brasília

Setor Cultural Sul – Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Eixo Monumental – (61) 3325-6410

Mais informações

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

11 3798 9510 / 2914 0770

11 9126 0425 – Marcia Marques

11 8807 6467 – Lau Francisco

www.canalaberto.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s