PARAISÓPOLIS 21/06

Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.

O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia, devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio). Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

A terra quando aparentemente adormece pueril é que no hemisfério norte, Brasil, cidade de São Paulo, comunidade de Paraisópolis, 21 de junho, algo acontece. O observador B-632 absorve atentamente a energia vibrande de tantos mucambos junto à Icamiabas. Pinturas rupestres de tribos que sairam das cavernas.

Altenando-se entre o lúcido e o surreal o observador B-632 chora, sente medo, não sabe onde esta. O som foi acalmando sua alma, aos poucos reconheceu onde estava, sorriu, abraçou-a com carinho e agradeceu a união pela paz, abraçou-a e sorriu para palhaços vestidos de poesia, enfeitados de alteregos iluminados. O som foi acalmando sua alma, ele sentiu as batidas do coração, sorriu e partiu para o seu planeta.

Entre histórias reais e personagens que vivemos, somos responsaveis da nossa própria ganância e consumismo capitalista. São Paulo 21 de junho de 2009, bairro do morumbi, comunidade de Paraisópolis.

800px-Earth-lighting-summer-solstice_EN800px-Earth-lighting-winter-solstice_EN

Um coletivo de artistas se reuniram para levar um grito de paz, de alegria, de gratidão, de protesto para dentro das vielas de uma das maiores favelas de São Paulo, a comunidade de Paraisópolis. Maracatu Mucambos de Raiz Nagô, Grupo Icamiabas, Reciclows, Grafiteiros: Sola, Sinhá, Magrela, Zito e Cabz. União dos moradores de Paraisópolis representada por Gilson que cedeu o espaço e Isaac pela diponibilidade.

unidos pela paz1

Copio aqui o e-mail da Priscila Rocha, uma das idealizadoras do UNIDOS PELA PAZ, ação que contagiou o domingo de solstício de inverno no corção solitário de Paraisópolis.

**************************************

Oi minha gente, amada e querida.
Obrigada, muito obrigada pela presença no domingo, para este momento tão bonito e gostoso que foi a vivência em Paraisopolis.
Agradecemos ao Gilson pelo espaço e ao Isaac pela disponibilidade, por acreditar na nossa proposta desde o começo, pela sinceridade, força e dedicação. Com certeza foi um irmão que ganhamos para estas caminhadas!
A nossa querida Neide e seus colaboradores, que fizeram com tanto amor aquela refeição maravilhosa.
As Icamiabas, uma a uma, pela força e graças somadas ao baque e também pela disponibilidade em estar presentes!
Ao nosso querido amigo e batuqueiro Zé, que abraçou a idéia e chegou junto.
Ao Di Freitas e seus amigos, que deram uma força bonita com sua presença e fotografia.
A Cidinha, que não esteve no dia, mas que foi responsável por todos os nosso tecidos brancos, que foram multiplicando a paz durante o arrastão!
A Claudia e seu amigo Ricardo, que trouxeram a dança do ombro com ombro, bumbum com bumbum, nariz com nariz… descontraindo de uma forma bem gostosa o final do nossa festa.
Ao Ernani, que também abraçou a ideia com muita generosidade no dia de seu aniversário, e aos queridos do Grafite, que levaram seus desenhos aos muros de Paraisopolis.
Aos Reciclowns, que tornaram tudo mais colorido e leve e foram de guarda de transito, a recolhedores de lixo, animadores, dançarinos, musicos e amigos da garotada. Que delícia! Obrigada!
Ao Aurelio, dançarino colorido, e sua sempre marcante e leve presença.
A todos os Mucambos, por ontem e por sempre: pela força e vontade de fazer, pela vontade de tornar tudo real e de caminhar junto.
A todo mundo de Paraisopolis, de todas as idades, que riu, chorou, dançou, ou só olhou de longe; mas que, de todo jeito, nos acolheu com tanta alegria. Muito obrigada.
Como eu aprendi ontem:
GRATIDÃO.
Tem coisas, que só o coração sente, não tem palavra, não tem música que resolve. Meu coração está em Paz. Essa explosão é a prova de que mesmo grandes coisas da vida são simples: basta a gente querer transformar, cada um dar o que tem e o que pode e todo mundo ganha.
Salve salve.
UM beijo no coração e boa semana!
Pri

********************************

unidos pela paz2

Links dos Grafiteiros:

MAGRELA

SOLA

SINHÁ

CABZ

ZITO

unidos pela paz3

unidos pela paz5

Confira mais fotos:

Fotógrafo Urbano Flickr

Fotógrafo Urbano Orkut:

Participem da Comunidade

Aos moradores da comunidade de Paraisópolis que nos receberam tão bem!

Equipe Fotógrafo Urbano

Anúncios

2 pensamentos sobre “PARAISÓPOLIS 21/06

  1. você sem comentários surpreendendo sempre…ficaram animais as fotos mano…parabéns ernani muito bom!!!

    • Valeu Predrinho… a caminhada é lado a lado, um ajudando o outro. Maracatu sábado… depois duelo… abs

      Ernani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s